Público alvo: Profissionais, executivos e dirigentes de empresas que já fazem ou planejam fazer negócios com a China ou Taiwan.
Imagine que você vai à China pela primeira vez. Seja para negócios ou lazer, muitas perguntas surgirão. Vale a pena se preparar? Sem dúvida!A idéia deste workshop é reduzir o choque cultural com o aprendizado de aspectos básico da cultura e língua chinesas e tornar a interação com os chineses a mais produtiva possível.É claro que os chineses, ao reconhecer o esforço realizado pelos brasileiros, valorizarão este empenho e reagirão positivamente - o que contribuirá para construir relacionamento e o negócio, tornando a viagem mais produtiva e agradável.
Pode ser feito in-company ou em domicílio e dura 8horas. As aulas são dinâmicas e com abordagem prática. Para grupos de até 30 participantes.
Objetivo
Preparação para viagem de negócios ou turismo para China. Os participantes receberão orientação para preparação para a viagem e deverão ser capazes de travar diálogos básicos e interagir com segurança com chineses.
Conteúdo das aulas
- Preparativos para a viagem
-
Visto
-
Vacina
-
O que levar, o que não levar
-
Documentos
-
Telefonia e comunicação
-
Dinheiro e cartão de crédito
- Preparativos para fazer (bons) negócios:
-
Materiais da sua empresa
-
Contatos prévios
-
Precauções
-
Diferenças culturais na hora de fazer negócios
- O que você vai encontrar na China
-
Alimentação
-
Saúde e segurança
-
Passeios e compras
- Noções do Idioma
-
Cumprimentos e despedidas
-
Auto-apresentação: nome, o que estudou, o que faz, nome da empresa, função na empresa
-
Marcando compromissos
-
Fazendo compras
Vocabulário básico: números, dinheiro, horários, vestuário, corpo humano |
Para os chineses, a refeição é também um espaço negocial. Contrariando a expectativa ocidental, os chineses levam para o horário do jantar a discussão de aspectos pendentes das reuniões. E levam vantagem sobre os visitantes que além de estarem sob efeito de jet lag, têm agenda apertada, e tendem a estranhar as iguarias servidas no jantar. Os jantares chineses, normalmente longos e intercalados de brindes e discursos, são uma experiência à parte. Portanto, estar preparado é fundamental para o fechamento de bons negócios e, também, para apreciar a culinária chinesa.
Objetivo
Este workshop visa preparar o participante para interagir com chineses em uma das situações mais obrigatórias e decisivas do relacionamento com chineses: durante um banquete. Na cultura chinesa, compartilhar uma refeição é também a possibilidade de dar andamento a negociações ou rever impasses. Desta forma, estar familiarizado com o protocolo e os costumes associados a este ritual proporciona uma vantagem competitiva - e minimiza o risco de gafes e derrotas.
Descrição
Planejado para brasileiros, este workshop proporciona uma imersão na cultura chinesa através de uma abordagem prática. O grupo (14 pessoas) participará de um banquete tradicional chinês, durante o qual será exposto aos principais aspectos deste ritual, a saber:
|
|
Dois professores bi culturais fluentes em chinês e português conduzirão o treinamento. Este será baseado em simulação de situações e uma breve apresentação sobre a China. O workshop tem a duração de 6 horas sendo conduzido em uma sala exclusivamente dedicada ao workshop num restaurante chinês tradicional.
Planejado para brasileiros que irão interagir com chineses, este curso proporciona uma Imersão na cultura chinesa através de abordagem prática (jogos e simulação de situações) e de palestras. O aluno tem contato com diversos aspectos da cultura e treina para situações de negociação, apresentações, visitas de delegações, etc.
Como resultado, passa a conhecer e utilizar com propriedade o conteúdo do curso:
-
a tradição e costumes
-
como interagir e fazer negócios com chineses
-
evolução da China e Taiwan (anos recentes)
-
a organização sócio política e econômica da China e Taiwan
-
relações diplomáticas e comerciais
-
principais regiões/províncias: características
-
festividades e comemorações
Em um período de 2 dias (p.ex. dois fins de semana), grupo de 30 interessados fica hospedado em hotel próximo de São Paulo com instrutores nativos com conhecimentos de chinês e português e vivência de negócios e da cultura chinesa.
As atividades incluem: palestras, jogos, simulação de situações, etc.