-
Busca e preparo de Profissionais
-
Gestão de Expatriação
Assessorando empresas que já fazem ou que planejam fazer negócios com empresas na China ou Taiwan, observamos que estas estão buscando profissionais biculturais para comporem os seus quadros e para expatriação, além de prepararem os executivos locais para fazerem negócios com chineses.
Este movimento é importante porque as barreiras culturais e de idioma, mais a diferença de horário dificultam o entendimento e a formação de relacionamento, e afetam a adaptação e retenção do profissional e o resultado de negócios.
Desta forma, passamos a também dar suporte para as empresas na definição do perfil destes profissionais, na preparação para interagirem e negociarem com chineses e no planejamento e preparação da expatriação – neste caso tanto da empresa como do profissional e de sua família.
A assessoria a empresas pode se dar em diversas frentes:
Definição do perfil condizente com os resultados esperados – levando–se em conta não somente a qualificação “técnica”, mas a adequação de idade, background familiar e a capacidade de servir de agente de ligação entre a organização brasileira e a realidade chinesa.
Busca ou hunting propriamente – como em todos os processos de busca de profissional, nós entendemos as motivações e alinhamos as expectativas da empresa e do profissional. A busca e avaliação dos candidatos segue um processo criterioso e conhecido. Mas nossa busca é norteada pelo nosso guanxi e levamos em consideração alguns fatores que são críticos para os chineses e para o modo de fazer negócios com chineses. Por exemplo, a lealdade com o empregador vs. a vontade inata que todo chinês tem de ser o dono do próprio negócio; outro exemplo - entendemos o processo mental numa negociação com chinês e quando um “sim” quer dizer realmente sim.
Preparação da empresa – nossa assessoria vai desde o suporte na definição do pacote de expatriação (tipos e valores de allowance, custos e serviços disponíveis em cada cidade, p.exemplo) até a “conscientização” do staff da empresa no Brasil de que todas as empresas que operam na China enviam seus melhores profissionais com os melhores recursos. Ou seja, a competição é dura. Portanto, a escolha do executivo precisa ser criteriosa e sua adaptação na China precisa ser feita com cuidado – para que a transição seja menos problemática e não afete o desempenho. Ou seja, tem que escolher o melhor e mantê-lo feliz. Podemos citar como exemplo a definição adequada de valor de allowance de modo a:
- permitir que o expatriado possa escolher domicílio compatível com estilo de vida e
- ter acesso a serviços que facilitem a adaptação da família.
Preparação do profissional e da família – aprender sobre a China, costumes, geografia e história, jeito de ver a vida, o idioma. Tudo isso é válido tanto para o executivo como para a família.
Mais importante: atentar para os pontos críticos no relacionamento com os chineses: dimensão do tempo, relações interpessoais, o guanxi, o mienzi. Isto vai definir o sucesso do executivo nos negócios e o bom andamento das relações da família com a comunidade local.
A preparação deve ser iniciada antes da mudança. Idealmente deve envolver todos os membros da família.
Nossa experiência com famílias e com crianças de diversas idades demonstra que a preparação reduz a tensão e antecipa questões que podem ser resolvidas com mais tranquilidade, facilitando o processo de mudança.